1. Os robots devem seguir uma pista pintada no solo no menor tempo possível.
  2. Ao longo do percurso estão espalhadas bolas de bilhar. As vermelhas devem ser todas recolhidas e levadas até ao final do percurso, enquanto as pretas devem ser rejeitadas.
  3. Sempre que há uma interrupção de pista, o robot deve recuperar o ponto mais próximo onde a pista continua, podendo para isso ser auxiliado por um retroreflector colocado sobre o ponto de retoma.
  4. Existe ainda uma pista secundária para a qual o robot deve sair.
  5. A não recolha de bolas vermelhas e a não rejeição de bolas pretas, a não paragem após o īTī final, a escolha de não tentar as interrupções e a não saída para a pista externa resultarão em penalidades expressas em tempo extra, a somar ao tempo de percurso.
  6. A equipa vencedora será a que obtiver o melhor dos tempos de um total de quatro mangas (duas por noite).
  7. Existem duas classes de robots: a monotipo, em que um kit é fornecido às equipas, a partir do qual o software e hardware adicionais do robot são desenvolvidos; a livre, em que toda a construção do robot é da responsabilidade dos concorrentes.
  8. Um júri de honra, composto por universitários e industriais, zelará pelo cumprimento das regras da competição

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